domingo, 14 de agosto de 2011

Teorias da Conspiração ou "No deserto é que é bom"

Ultimamente tenho reparado que há um tema recorrente que muitas bandas/cantores utilizam nos seus videoclips. Provavelmente já notaram isso, ou então passou-vos ao lado. Felizmente, estou cá eu para vos elucidar e fazer reparar nestas coisas que não interessam nem ao Sr. José da mercearia. Por outro lado, isto pode também ser uma dica. Quem sabe se um dia não decidem dedicar-se à indústria da música?

Ora bem, artista que é artista tem de ter um videoclip gravado no meio do deserto. E com deserto quero dizer no Arizona ou na California, preferencialmente a andar no meio de uma estrada.
Senão, reparem:
Shania Twain - That don't impress me much  *
Jarabe de Palo - Bonito * (vá, esta não é bem num deserto, mas é numa estrada, o que vai quase dar ao mesmo)


* estas são as únicas músicas que eu realmente gosto desta lista, não vão vocês pensar que eu ouço Lee Ryan ou Selena Gomez.
 

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ensino Superior

Já submeti a minha candidatura ao Ensino Superior. É oficial, eles já têm a minha candidatura pronta a ser considerada. Ainda ando com algumas dúvidas nas opções mas posso sempre ir mudar... Já pensei em colocar uma Filosofia em última opção, só mesmo para encher. Giro, giro era eu não entrar em nenhuma opção e depois ir parar ao curso que eu mais odiaria... Sim, aquele que me baixa a média. Thanks a lot Miss Philosophy! A única coisa produtiva da Filosofia foi ter inspirado os Monty Python a fazer uma música que é capaz de me entreter horas a fio. Bem, Filosofia à parte, só espero que no dia 19 de Setembro receba um email a dizer que entrei na 1ª opção e que tenha um boneco azul a saltar ao lado do meu nome e a dizer COLOCADA. É tão bom sonhar!

Entretanto, tenho andado a fazer um estágio no IPATIMUP e não tenho tido tempo nenhum para fazer outras coisas. O estágio está a ser muito interessante mas puxa muito por alguém que devia estar de férias. Até agora já fiz uma Imunohistoquímica. Amanhã faço um PCR e uma RT-PCR. Para a semana vou fazer um Western Blot e uma Imunocitoquímica. Essa é a parte engraçada. A parte em que tenho de trocar as lâminas de cortes de estômago do Etanol para o Clear Rite e lavar com PBS. Ou quando tenho de usar uma micropipeta e colocar uma solução nos Eppendorfs. No entanto, a coisa torna-se difícil quando aparece uma Professora da FMUP a perguntar coisas estranhas que à partida uma pessoa sabe responder mas não sabe concretamente a resposta. Ou quando as pessoas do departamento perguntam o que é uma Metaplasia Intestinal, o que acontece quando um estômago é afectado por esta lesão ou nos pedem para identificar as várias estruturas num corte histológico. Hoje devo ter respondido umas 5 vezes à pergunta "O que é uma Metaplasia Intestinal?". Depois, há aquelas perguntas às quais uma pessoa se vai habituando a responder, quase automaticamente. Qual é o anticorpo adequado para o antigénio STn? TKH2. E para o SLe x? KM93. E para o SLe a? CA19.9. Boa! Hoje, para tirar fotografias aos cortes histológicos fui trabalhar com um microscópio que tem 8 pares de oculares, ou seja, 8 pessoas podem ver uma lâmina ao mesmo tempo no mesmo microscópio!

Agora tenho de ler um trabalho que foi feito por uma investigadora do Ipatimup e publicado numa revista científica. Para além de não perceber metade do que está lá escrito, aquilo está em inglês! É alfa-2,3-sialyltransferases para um lado, alfa-1,3/4-fucosiltransferases para o outro. 

Embora seja necessária muita concentração e boa memória para absorver tudo o que é dito e tudo o que acontece, estou a adorar a experiência de estar no laboratório a trabalhar com estas coisas todas. Mesmo que tenha de acordar cedo e apanhar o metro.